Humor de perdição

Temos todos muito jeito para fazer piadas. A mais assertiva mensagem que nos seja passada, se encontra nela a mais pequena dualidade – no que a nossa língua é pródiga – perde imediatamente toda a oportunidade e interesse que tenha, para se transformar em humor generalizado.

Cavaco Silva esteve no distrito da Guarda. Falou da questão social mais pertinente do nosso tempo e que, possivelmente, encerra nela os maiores desafios para o crescimento social, económico e político do século XXI, mas ninguém ouviu. Primeiro veio o Gato Fedorento fazer notar que o PR não sabe como se fazem bebés e atrás deles todo um rol de sucedâneos da escrita e da blogoescrita que não perderam tempo em fazer as oportunas piadas e assim deixar cair o conteúdo incómodo da mensagem.

Daqui a quatro anos, quando se avaliar o desempenho de Cavaco Silva, todos vão falar da famigerada cooperação estratégica e nela ver todos os males do seu mandato, mas ninguém se vai lembrar de momentos como este. Na visita oficial que levou a cabo, o PR falou de tudo aquilo que devia estar a acontecer acontecer se o nosso governo governasse para além da fachada e da propaganda que o define. Se ouvirmos com atenção as suas palavras, percebemos bem a quem se deve a ausência de iniciativa empresarial no interior, a inexistência de promoção turística, o subaproveitamento dos recursos regionais e a baixíssima e alarmante taxa de natalidade.

Nunca fui um cavaquista, é sabido por quem me conhece, mas a inteligência e serenidade com que cumpre exemplarmente a promessa de cooperação com o Governo – respeitando a democracia que o elegeu, ao contrário de outros – sem perder a lucidez e sagacidade em momentos como este, faz com que devolva à figura do Chefe de Estado a relevância da sua existência e coloca-o a milhas de distância do choramingas que por lá andou antes dele.

Esta entrada foi publicada em Vitaminas. ligação permanente.

Uma resposta a Humor de perdição

  1. Pingback: Momento MST « Farmácia Central

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s