Deve ser já algum espírito natalício

Até as pessoas que geralmente escrevem os maiores disparates com uma contundência própria dos que estão seguros de serem iluminados (e bons e inteligentes e profundos e intensos e interessantes, ao contrário dos que têm opiniões diferentes, essa corja que devia quedar-se afastada dos teclados) e têm métodos de debater ideias que as restantes pessoas chamam de ataques pessoais a quem deles discorda, até essas pessoas de vez em quando escrevem algo com que eu concordo (sem ser sobre cosmética) e isso merece ser referido, nem que seja pelo inesperado. O cristianismo tem razão, há esperança de salvação para toda a gente (mesmo para aqueles com quem eu nunca concordo, é certo, é certo…).

A ler hoje a Fernanda Câncio no DN.

Eu gostava muito que os consumidores portugueses preferissem comprar fora dos (na maioria dos casos) hediondos e a cheirar a transpiração centros comerciais, de forma a termos mais ruas de comércio bonitas e movimentadas, com esplanadas e ar puro para a criançada respirar se decidirmos levá-los às compras; e que aos fins de semana o passeio familiar não tivesse como destino os mesmos centros comerciais, onde tantas vezes o objectivo não é fazer compras – o que se perceberia, tendo em conta os horários de trabalho actuais e a falta de disponibilidade de tempo para fazer compras durante a semana nas horas de expediente- mas simplesmente passar o tempo e, quem sabe, almoçar ou lanchar (quem já tenha visto um plano de marketing de um centro comercial sabe como apostam no entertenimento). Mas os consumidores portugueses são assim, e teimam em não ter os mesmos habitos de consumo que eu, pelo que o denominado “comércio tradicional” só tem a ganhar em oferecer aos consumidores os produtos, preços, horários, etc. que os consumidores querem comprar, que estes consumidores parecem não quererem ser educados por mim ou pelo “comércio tradicional”.

(Eu sei que as grandes superfícies referidas no texto da FC e pela CCP não são apenas os centros comerciais, mas estes são os que mais me irritam a mim.)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Placebos. ligação permanente.

4 respostas a Deve ser já algum espírito natalício

  1. Mário diz:

    A FC escreveu aquilo porque trabalhou como caixa no Continente, até alguém descobrir o seu talento para a arruaça.

    Já eu gosto é de fazer compras em centros comerciais. Ter lugar para estacionar, não entrar numa loja e alguém me perguntar se preciso de ajuda, protegido da chuva e do sol, não ter de me preocupar com os horários, grande variedade num espaço limitado, etc.

    Claro que é um pouco foleiro ir passear para o Centro Comercial, mas também é ir passear para qualquer outro lado onde se façam compras.

  2. Carmex diz:

    Mário, ir passear ao Chiado e comer um croissant na Bénard é muito mais simpático de que ir passear ao Colombo, não concorda? Mas também faço compras em centros comerciais, inevitavelmente; vou é a correr, para sair o mais depressa possível, e nunca ao fim de semana para não apanhar enchentes. E também odeio lojas onde andam atrás de nós a ajudar-nos a escolher o que devemos levar, saio logo! Mas isso também acontece em centros comerciais.

  3. Mário diz:

    «Mas isso também acontece em centros comerciais.»

    Isso é porque você tem ar de ser boa compradora.

    O grande problema dos centros comerciais são precisamente as enchentes. A partir de um determinado limiar são claustrofóbicos. Ainda me lembro dos tempos de estudante em que ia ao Colombo aos dias de semana de manhã. Aquilo às moscas é o paraíso.

  4. Carmex diz:

    Pois é, se eu fosse multi-milionária tenho a certeza que acabaria com tantos sapatos como a Imelda Marcus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s