Diz que é uma espécie de totoloto

O Luciano Amaral até começa bem. Com uma pincelada filosófica despretensiosa oferece de bandeja a evidência a quem tanto rebate a ideia de Deus. De facto, muitas vezes a demanda pressupõe que apenas o nosso tempo oferece condições de clarividência para questionar a sua existência mitigando mais de 5000 anos de reflexão sobre o tema. Nada mais errado uma vez que vivemos provavelmente na era mais especulada de que há memória. Contudo, como ele refere, numa civilização que funda a sua própria existência no conceito de Deus.

Mas logo a seguir, percebemos que os referidos compêndios de, comprovadamente, não tão má qualidade como diz o Luciano Amaral e que o conduziram a esta conclusão, se revelam mais eficazes que os manuais de probabilidades e estatística. É que, se não me falha a memória, a probabilidade de “Deus escolher materializar-se num campónio mediterrânico há mais ou menos dois mil anos” é exactamente a mesma de ter escolhido “materializar-se” em qualquer uma dos “biliões e biliões de pessoas que já passaram e vão passar por esta terra”.

Esta entrada foi publicada em Ansiolíticos. ligação permanente.

2 respostas a Diz que é uma espécie de totoloto

  1. Carmex diz:

    Eu por acaso achei que o Luciano Amaral também acaba bem o texto!!!

  2. hirudoid diz:

    É claro que qualquer coisa é mais provável do que o Richard Dawkins estar certo de alguma coisa, mas não era a isso que eu me referia.
    Só não me parece que o argumento do campónio mediterrânico há mais ou menos dois mil anos seja um forte argumento. A ti parece-te? Não acredito!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s