A gay of no importance

Tive a mesma reacção que o Duarte Calvão quando, há umas duas semanas, procurava o Cidade Proíbida de Eduardo Pitta na Fnac do Chiado. O livro estava na secção de “literatura gay e lésbica”. Sinceramente penso que é uma categorização como qualquer outra, e a mim até me ajudou a encontrar o que queria. O que me surpreendeu foi ter lá visto o Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde.

O Retrato de Dorian Gray, perguntam-me espantados. Pois é verdade. É certo que o livro descreve a descida do above mentioned Dorian Gray à devassidão, ao egoísmo absoluto, ao hedonismo irresponsável e cruel, certo de que as consequências físicas da sua má vida far-se-ão sentir apenas no seu retrato. E o que tem isto a ver com homossexualidade? Nada. O livro estava nesta secção devido à homossexualidade do seu autor, e este é um critério de ordenação de livros dentro de uma livraria deveras peculiar. É verdade que Wilde mostra nas suas peças algum ressentimento com as “boas mulheres” (considerando, e muito bem, que são tão capazes do mal como as mulheres caídas em desgraça e que estas, por sua vez, podem ser infinitamente generosas). Entre este ressentimento e o livro de Eduardo Pitta (claramente literatura gay) há uma diferença considerável.

Por exemplo, se quisesse oferecer a algum amigo as peças de teatro mais geniais de sempre e proporcionar-lhe umas boas gargalhadas com o fabuloso (e, quando é mesmo obrigado a revelar os seus defeitos, sábio e generoso) Lord Goring de Un Ideal Husband, ou com o John/Earnest Worthing, a Aunt Augusta e o Algernon/Earnest Moncrieff de The Importance of Being Earnest, ou com a infâme Mrs. Erlynne e o seu apaixonado Lord Agustus de Lady Windermere´s Fan, enfim, eu pensaria procurar estes livro na secção de Teatro ou de Sátira ou de Comédia de Costumes.

Passando ao E.M. Forster, também referido pelo Duarte Calvão, poderia procurar Maurice na literatura gay. O Howard´s End, o Room with a View e A Passage to India procuraria em ficção estrangeira.

Mas agora já sei: sempre que quiser comprar livros de um tal e tal autor, faço primeiro uma pesquisa no google para saber a sua orientação sexual (coisa que não me passaria pela cabeça anteriormente). Ou então vou à Amazon, que é mais prático.

Esta entrada foi publicada em Anti-histamínicos. ligação permanente.

9 respostas a A gay of no importance

  1. Mário diz:

    Alguém leu “Dorian Gay” e por isso a colocação na tal secção. Mas estou curioso sobre o que estava na seccção “Heterossexual”, ou na secção “Castidade”, ou na dos “Só nos excitamos com umas boas verdascadas”. Não me diga que não existem essas secções, porque merecem o mesmo respeito que a rabichice.

    Aposto que daqui a alguns anos haverá uma secção dedicada à pedofilia, com um título do género “Amor precoce”.

  2. Carmex diz:

    Mário, fartei-me de rir com o seu comentário!

  3. Só Maria diz:

    Na expectativa de poupar tempo na procura, em que secção encontraria “A insustentável leveza do ser”? Alguma ideia ou sugestão?

  4. Carmex diz:

    Só Maria, pois… acho que o Milan Kundera era heterossexual, deve haver uma secção de “literatura heterossexual” não é?

  5. panaxginseng diz:

    Economia deve ser uma subseccao da “literatura gay e lésbica”… de Keynes a Joan Robinson, consta que eram todos demasiado espertos para serem heterosexuais…

  6. Carmex diz:

    O Keynes era gay?! Não sabia… Bem, o Pedro Arroja andou aí há uns tempos a argumentar que o Adam Smith era gay e tinha tido uma longa relação homossexual com o David Hume.

  7. panaxginseng diz:

    eh eh eh!! de facto o Adam Smith morreu sozinho… nunca tinha pensado nisso nestes termos… seraa talvez um pensamento homofoobico este conforto que pelo menos o pai da economia moderna era hererosexual… ai ai ai que vou para o inferno…

  8. Pingback: Analogia « Farmácia Central

  9. Bem apanhado. De facto a categorização chegou a estes termos: hoje devemos encaixar numa taxonomia devidamente outorgada pelos arautos do progresso multiculturalista. Quando mais iguais, mais diferentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s