Não sou economista

nothingleft.gif

Eu sei que esta revelação pode chocar os mais desprevenidos tanto ou mais do que saberem que o Primeiro-ministro é Engenheiro. É verdade que foi uma vocação que me passou bem perto mas, felizmente, passou. Ficaram, se não me engano, 2 cadeiristas de análise, uma de estatística e uma de Ciência Política (nem o magníficio João Carlos Espada me segurou) tendo as primeiras dado bastante jeito nas equivalências que obtive a posteriori. Por isso, tudo somado, não sou economista POR OPÇÃO!

O que não invalida que não goste de ouvir (ler) os meus amigos economistas – e tenho muitos. Além de gostar, e pela muita estima e admiração que tenho por eles, gosto que os outros os oiçam (leiam). Daí que não contive o meu impulso de lhes pedir opinião sobre um assunto que jorrava posts no meu Google Reader. Peço desculpa se não ia de encontro ao apetite literário dos meus co-bloggers e agradeço à Carmex que tenha respondido apesar do sacrifício.

Agora que esclareci a minha ignorância sobre a matéria, posso justificar a reacção que aqui expressei (e desde já peço desculpa por não ter colocado a palavra “católicas” entre aspas pois admito que isso forçou a interpretação literal) para referir a leveza com que a Carmex nunca questiona honestidade e a inocência dos empregadores e logo num país como o nosso em que não se promove o abuso de carga horária, nem o corporation activism, nem o workaholicismo. É claro que entendo muito bem os efeitos que as medidas “liberais” podem ter na economia e até aceito que isso tenha funcionado em bastantes sociedades mas acho que, sem entender muito bem o que isto quer dizer, perfiro concordar com o Panaxginseng quando diz “como se fosse o mercado das laranjas e nao um mercado de factores”. E factores tão relevantes como a nossa cultura e educação que, lamento desiludir, é una para os empresários e para os empregados…

Esta entrada foi publicada em Antianémicos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s