Bico de Bunsen de Ouro para Acontecimento Nacional de 2007 – Referendo do Aborto

aborto.jpg 

acontnacional.jpg

 O referendo do aborto foi por nós considerado o Acontecimento Nacional de 2007 – e apenas pelas más razões.

A campanha do Sim no referendo de Fevereiro foi desonesta e mentirosa: utilizaram números falsos sobre o aborto clandestino e questionáveis sobre o número de mulheres hospitalizadas em consequência de um aborto clandestino; prometeram aconselhamento para as mulheres que procurassem abortar para posteriormente apenas acederem a uma informação prestada em forma escrita (Portugal, como se sabe, não tem qualquer problema de iliteracia) e negligenciada; insinuaram uma falsa juventude de todas as mulheres que abortam; puseram em causa a seriedade e qualidade de qualquer estudo científico que sugerisse a existência de sequelas clínicas (psicológicas ou outras) das mulheres que abortam, ou dos estudos sobre a vida intra-uterina que concluem pela existência (ou probabilidade de) de vida desde a concepção; sem qualquer pudor recusaram-se a revelar quais os contornos da lei que seria aprovada se o Sim vencesse, atribuindo vários epítetos menos simpáticos a quem afirmava que a lei seria o que veio a ser.

A campanha do Sim foi um embuste do princípio ao fim, própria das sociedades estalinistas que alguns dos que a fizeram consideram como as ideais ou, pelo menos, com princípios tão bonitos. Uma campanha sem qualquer respeito pelos que tinham ideias opostas e sem qualquer vergonha na cara. Tudo valeu. A democracia portuguesa conheceu um lodaçal fedorento do qual dificilmente recuperará totalmente.

O referendo – apesar de novamente um fiasco em termos de participação eleitoral – permitiu a legitimidade política para aprovar uma lei radical e sem qualquer respeito pela vida intra-uterina, contrariando promessas eleitorais mais moderadas, e transformando o aborto numa das prioridades do SNS. 

Esta entrada foi publicada em Bicos de Bunsen. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s