More Publico

O Publico tambem da conta do afastamento entre Khamenei e Ahmadinejad no Irao, por razoes obvias: os paises que se dedicam a gastar os seus poucos recursos a desenvolver armamentos caros e cujas energias sao gastas em comportamentos de bravado tipicas dos rufias perante a Europa e os EUA nao podem simultaneamente deixar de empobrecer a sua populacao. Agora Khamenei esta insatisfeito porque as melhorias economicas que Ahmadinejad prometeu nao chegaram afinal.

Como ja estao todos a pensar, e o Publico diz expressamente ser a causa deste afastamento, esta inevitabilidade nao aconteceu antes porque os EUA estavam a fazer grande pressao sobre o pobrezinho do Irao. Nada de surpreendente: claro que os iranianos nao tem culpa nenhuma de manter no poder um presidente louco e que esta a tentar avidamente armar nuclearmente o Irao, dar cabo de Israel (e a seguir do Irao, com as represalias) e ainda por cima e incopetente na politica interna. A culpa e em 90% dos EUA e 10% da UE, pois claro.

Esta entrada foi publicada em Alucinógenos. ligação permanente.

2 respostas a More Publico

  1. panaxginseng diz:

    Eu segui o link para o Puublico, e nao queria acreditar em duas notiicias no mesmo quadrado:

    (i) Bush, na sua primeira visita a… ISRAEL(!!!) classificou hoje o regime iraniano como uma “ameaça à paz mundial” e alertou Teerão para as “sérias consequências” de um eventual ataque contra navios americanos nas águas do Golfo Pérsico.

    (ii) Bush promete contribuir para paz duradoura no Médio Oriente…

    Serei eu o uunico a perguntar-me quem ee o rufia aqui????

    O Ahmadinejad louco?!?!? Nao seraa antes retoorica para atingir outros objectivos… olhando para a Coreia, e para outros paiises que o rufia americano decidiu invadir, nao seraa racional (e nao loucura) estes paiises tentarem obter armas nucleares o mais depressa possiivel? Hoje em dia, isso parece ser a forma mais eficiente de manter o rufia americano do outro lado da fronteira, e umas ajudas financeiras…

    Loucura? Ou uma agenda?

  2. Carmex diz:

    Claro que é uma agenda, e de certa forma tem resultado. A Coreia do Norte já conseguiu vender o abandono do programa nuclear. Mas a Coreia do norte tem vizinhos (China)que querem é continuar com crescimento económicos e que não vão estar para aturar excessivas provocações dos norte-coreanos aos principais parceiros comerciais.

    O caso do Irão é diferente, porque se trata de uma zona instável onde não têm muito a perder com atitudes extremas e violentas. Além de que os iranianos estão apostados em condicionar a vida dos “ocidentais” – veja-se o exemplo das caricaturas de Maomé, coisa que não interessa nada aos norte-coreanos. Estes também terão as suas ligações sujas, mas não são apoantes e financiadores de grupos terroristas como acontece com o Irão.

    E não achas estranho que sugiras que Ahmadinejad está apenas a cumprir um plano de governação como qualquer outro enquanto chamas rufia (não sei porquê) a Bush? Os adjectivos estão um pouco trocados, não?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s