2008: Ano do Padre António Vieira

“Mas perguntar-me-á porventura alguma emulação estrangeira (que às naturais não respondo): se o império esperado, como se diz no mesmo título, é do Mundo, as esperanças porque não serão também do Mundo, senão só de Portugal? A razão (perdoe o mesmo Mundo) é esta: porque a melhor parte dos venturosos futuros que se esperam, e a mais gloriosa deles, será não só própria da Nação portuguesa, senão única e singularmente sua. Portugal será o assunto, Portugal o centro, Portugal o teatro, Portugal o princípio e fim destas maravilhas; e os instrumentos prodigiosos delas os Portugueses.

in História do Futuro, Padre António Vieira

É nesta e noutras utopias que me orgulho de ter mergulhado nos últimos meses a preparar as Comemorações dos 400 anos no Nascimento do Padre António Vieira

Com ênfase no mês de Fevereiro, mas prolongando-se por todo o ano, várias entidades promovem um infindável conjunto de iniciativas para assinalar o ano do Padre António Vieira. Que ninguém acabe 2008 sem ter ouvido falar, e insistentemente, deste enorme vulto da nossa cultura, língua e pátria!

O CUPAV, o Instituto Padre António Vieira e o Círculo Vieira entram nesta “roda viva” com um programa muito completo de iniciativas que pretendem não só homenagear, mas também dar ao Padre António Vieira o seu devido destaque na efeméride que se assinala. Os detalhes podem ser encontrados aqui. Não faltem!

Site: http://www.centenarioantoniovieira.com/

avieir.jpg

Esta entrada foi publicada em Vitaminas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s