Se o Papa não vai à Sapienza, a Sapienza vem ao Papa

Milhares de pessoas no Vaticano em apoio ao Papa Bento XVI

Dezenas de milhares de estudantes, políticos e romanos comuns estiveram ontem no Vaticano em apoio ao Papa, depois de protestos terem levado Bento XVI a cancelar um discurso previsto numa universidade de Roma. Alguns levaram faixas a denunciar a “censura” imposta pelos membros da Universidade La Sapienza.
No fim-de-semana passado, alguns estudantes tinham-se manifestado contra a ida do Papa à La Sapienza, onde deveria ter inaugurado o ano lectivo na quinta-feira. O grupo de descontentes, que incluía alguns professores, pedia o cancelamento do convite evocando um discurso antigo do Papa, em que este teria tentado legitimar a condenação de Galileu.
O episódio provocou acusações de censura em Itália e até críticos habituais do Vaticano, como o Nobel da Literatura Dario Fo, vieram defender o direito do Papa a discursar.
“Obrigado a todos por esta mostra de solidariedade”, disse o Papa, sorridente, à multidão reunida na Praça de S. Pedro. Recordando os seus “longos anos” como professor de Teologia, Bento XVI disse ainda: “Encorajo-vos a todos, queridos estudantes universitários, a respeitarem sempre as opiniões dos outros e a procurarem a verdade, com espírito liberal e responsável.”

no Público de hoje.

Esta entrada foi publicada em Antiparasitários. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s