O vício da bola

nn.jpg

Eu, como tantas dezenas de milhares de portugueses, tenho este problema. O vício da bola! Já foi pior, mas também já foi melhor. Na sua essência, consiste apenas em seguir com alguma atenção as notícias sobre o tema, comprar, em Maio – com as inevitáveis dúvidas recorrentes sobre a correcta aplicação das poupanças – um lagarzito no estádio da Luz que seja o meu companheiro de sofrimento durante toda a época e esperar ansiosamente pelo próximo jogo já sobejamente dissecado em conversas ocasionais durante toda a semana. Para além disso, há mais um truque básico para que qualquer viciado como eu exerca o seu vício com inteira liberdade: blasfemar energicamente sobre a equipa de pijamas às riscas do norte e desdenhar com todo o empenho da equipa da pijamas às riscas, agora horizontais, do sul.

O sucesso é garantido, a emoção inexplicável e a culpa sempre do árbitro. Quando por acaso se ganha, quase sempre de forma duvidosa para os nossos adversários, é só acusá-los de mau perder, porque isso, tal como o sentimento de omnipotência nas vitórias, está na raíz do prazer e da virtude do adeptismo. Esse que é irracional.

Felizmente que todos cantamos a mesma música e esta, tirando casos de patologias várias, não traz consequências funestas para ninguém (para além do Paulo Bento).

Mas hoje descobri que quem não gosta de futebol, precisa de exercitar as mesmas emoções – aliás, tem esse direito! De maneira que à falta de bola, divertem-se com um desporto tão mais eloquente quanto devastador: as causas fracturantes! No final do dia, arrumadas as bandeiras e os cachecóis, tudo se resume ao mau perder de uns, contra o gozo (euforia, cegueira, bebedeira) da vitória de outros. Como num jogo de bola…

Esta entrada foi publicada em Antiparasitários. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s