Ainda se lembram do Ronald Reagan?

É aquele senhor que, além de ter dado o nome ao Cristiano Ronaldo, foi Presidente dos States antes do Bush-pai.

Também é aquele senhor que se reconhece actualmente ter sido um dos grandes (talvez o maior) causadores do desmembramento da União Soviètica e satélites da Europa de Leste.

Pois esse senhor agora tão agraciado era considerado durante o tempo da sua presidência por grande parte dos europeus e tantos e tantos americanos um tonto, um impreparado, um actor que nada fazia além de deliver a line de preferência com algum humor à mistura, um imperialista, um war monger, um anti-comunista patológico, um racista e muitos mais epítetos caridosos de nível semelhante.

Reagan teve o escândalo do Irão-Contras (que uns dizem ter assassinado também Sá Carneiro e Amaro da Costa), iniciou uma escalada de armamento defensivo contra os avanços da União Soviétiva (lembram-se do programa “Guerra das Estrelas”?) que todas as boas almas afiançavam estar a pôr em definitivo risco a paz mundial (lembram-se daquela música dos Police que diz “Mr Reagan says I will protect you, I don´t subscribe to this point of view“?). Como também na altura era do conhecimento geral, Reagan não fazia ideia dos perigos do mundo e do país, não conhecia causas profundas ou superficiais para as ameaças à América, resolvia os problemas que lhe iam surgindo com o método aprendido nos westerns e não com conselhos das pessoas sérias e consistentes que o rodeavam.

Não sei se o que conto de seguida aconteceu ou se foi a minha memória de infância que me pregou partidas (e fica por explicar por que carga de água me lembro disto dos meus dez ou onze anos!!), mas guardo a imagem de Reagan na Assembleia da República, durante uma visita a Portugal da qual sobrevivem ainda vários grafittis por Lisboa, discursando e os deputados do PCP abandonando a sala. Lembro-me inclusivé de um comentário espirituoso de Reagan sobre o desconforto dos lugares do lado esquerdo. Deste exemplo – que espero ter sido real – se verifica como era comum a falta de respeito por Reagan em meados dos anos oitenta.

Claro que os acontecimentos de 1989 (ou de 1985) e seguintes anos validaram as posições de Reagan. A opinião pública começou a transformar-se e a descobrir que, na realidade, Reagan esteve longe de ser um tonto e que a sua cruzada anti-comunista foi correcta e frutuosa.

No entanto nem toda a gente se deixa convencer pelas evidências, era o que faltava. Ainda hoje, numa pesquisa rápida sobre Reagan descobri este texto precioso (como quase todos) dessa consciência liberal – e admirado pelo nosso querido Panax – que é o Paul Krugman.

Há uns três ou quatro anos li a autobiografia da rainha Noor da Jordânia – um livro interessantíssimo em todos os aspectos: pela integração de uma americana liberal na família real jordana, pela história de amor que relata o livro entre Noor e Hussein e, ainda, pela forma curiosa como uma mulher evidentemente inteligente consegue desculpar e justificar todas as atrocidades cometidas pelos vizinhos islâmicos dos jordanos e culpar Israel, os Estados Unidos e a Declaração Balfour pelas inúmeras desgraças islâmicas (incluindo o terrorismo e o 11 de Setembro). Ora neste livro é dito que quando Reagan falava com o Rei Hussein telefonicamente nada fazia sentido na conversa: Reagan tinha as respostas escritas num papel e era o que dizia, mesmo que não correspondesse àquilo que Hussein dissera. Como vêem, a Rainha Noor da Jordânia também não se deixa enganar.

Este post tem um objectivo, que é repetir o que disse aqui e aqui:estou em crer que dentro de uns anos a prestação de Bush na Casa Branca será reavaliada. Mas claro que permanecerão sempre pessoas íntegras convencidas da maldade perene de Bush.

Esta entrada foi publicada em Vitaminas. ligação permanente.

Uma resposta a Ainda se lembram do Ronald Reagan?

  1. Pingback: Esta inseguranca que daa em negacao, mas porque? « Farmácia Central

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s