A mim fazem-me falta

A mim fazem-me imensa falta os acentos. Como me fazem falta tantos outros que dispensamos com alguma facilidade. No fundo os acentos são daquela classe que, sendo  a sua inutilidade garantida, nos fazem acreditar que o mundo ficará mais “puro” e mais “perfeito” sem eles.

Resta aqui saber que perfeição é esta que não dá lugar às minorias, aos que não são, ou não parecem iguais a nós. Porque o nosso critério de perfeição passará sempre pela nossa própria imagem. E quantos queremos dispensar porque não se enquadram no nosso padrão.

Os acentos são isso mesmo, representam aqueles que num estranho critério de utilidade (igualada a eficiência)  nos questionam do seu verdadeiro papel. 

Não valerá a pena fazer aqui uma listagem de todas as palavras estranhamente alteradas pela falta de acentos, mas valerá a pena fazer uma listagem de todos aqueles que não sendo produtivos, úteis e eficientes, já deveriam estar arrumados. 

Veja-se: 

Como pomos os idosos iguais a um “til”, porque a única coisa que fazem é unir gerações, dando a ditongos o novo som;

Como pomos os deficientes iguais a um “acento circunflexo” porque, sem nenhuma utilidade e sem nenhuma semelhança a qualquer outro acento, nos parecem estranhos e nem sabermos bem quando os colocar.

Depois os acentos comuns, a grave e o agudo, que apenas abrem as vogais, como todos aqueles que na sua aparente normalidade depois nos podem abrir horizontes com novas maneiras de ser, de parecer. 

Não deitem os acentos para o lixo. E não deixem que a perfeição de cada um de nós nos torne iguas uns aos outros, tais como as vogais ficaram reduzidas a um único som sem acentos. 

Mais tarde falarei desse estranho símbolo, a cedinha, que não é um acento nem um sinal de pontuação…

Esta entrada foi publicada em Genéricos. ligação permanente.

2 respostas a A mim fazem-me falta

  1. panaxginseng diz:

    a mim tambeem… a mim tambeem me fazem falta… nao consegui foi convencer o mundo a meter-mos aqui no teclado do Fujitsu de que estou dependente… a mim tambeem me fazem falta os acentos…

  2. sargenor diz:

    A mim também me fazem imensa falta os teus acentos. Mas mais mais fez-me bem rir sózinha deste teu momento

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s