Demitidos de pensar

 Acho que é consensual a ideia de que não há nada mais irritante que o mau jornalismo de opinião. Quando vemos uma entrevista e o jornalista em vez de esclarecer, toma partidos, dá a sua opinião (como se fosse o entrevistado) e pensa por nós.

De facto, a vida hoje em dia está muito facilitada. Nesta lógica de consumismo, em que tudo está à mão, é acessível e pode ser nosso, também podemos adquirir pensamentos e opiniões sem grande esforço.

Isto aparece a imensos níveis. Lembro-me de em tempos ter escrito algo com o título “ler, o nosso exercício de preguiça”. Por isso mesmo, porque ao lermos podemos também estar apenas a usar a criatividade de outro em proveito próprio sem que isso nos obrigue a pensar e a estimular as nossas próprias capacidades.

Que fácil é hoje viver. Ou antes que fácil é hoje que outros vivam por nós. Com a facilidade de ficar com uma opinião que não foi pensada por nós, de nos rirmos com uma piada que não foi inventada por nós, de nos entretermos com o entretenimento que outros têm por nós. Assim, como fomos demitidos de fazer tantas coisas que outros têm a “especialidade” de fazer, tantas tarefas que é suposto serem feitas por determinadas pessoas; estamos também algo demitidos das nossas actividades intelectuais, há quem as faça por nós, ou antes, por alguns de nós.

Esta entrada foi publicada em Genéricos. ligação permanente.

Uma resposta a Demitidos de pensar

  1. Carmex diz:

    Concordo em absoluto.(Ou não fosse eu aquela pessoa que fica verde sempre – e são muitas vezes – que um jornalista acha que me deve doutrinar em vez de me informar.) Muito, muito bom!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s