Windsurf do Eu

Por vezes questiono-me sobre o que leva as pessoas, em rasgos de opinião puramente extemporâneos, a pôr em causa os pilares essenciais, de origens e evolução milenar, em que se funda uma sociedade. Talvez por força da nossa peculiar transição democrática, parece estar bem apreendido pela generalidade o conceito de direito (será?) e irremediavelmente repelido pelos mesmos o conceito de dever. É, obviamente, uma contradição. Os deveres decorrem dos direitos e são indissociáveis para o o equilíbrio das relações entre todos. Poderíamos dizer, então, que o que está bem apreendido não é o conceito de direito, mas o conceito de direito enquanto regalia ou privilégio. Porque é que isto é preocupante? Porque é o que desresponsabiliza a sociedade e a afasta da democracia, essa que não existe sem deveres…

A recente proposta do PS para pôr fim ao divórcio litigioso com base na culpa é assim explicada pela voz do seu líder parlamentar: “É a concepção da conjugalidade assente nos afectos” e não nos deveres. Não podia ser mais explícito! Nem vou perder tempo a tentar entender como é que um contrato (na prespectiva do direito) pode assentar em afectos e não em deveres. A verdade é que o estado lida mal com esta coisa do casamento e não  entendendo a família, nele construída, como a identidade da própria sociedade, tenderá a reduzi-lo até à mera união de facto.

É, infelizmente, nesta mentalidade de orientar as velas ao sabor do eu, da minha vontade, do meu bem-estar, dos meus direitos, que vamos progredindo. Respeito, altruísmo e responsabilidade são palavras de outros vendavais que não queremos apanhar. O amor é, portanto, uma casualidade que vem e vai. Nunca se constrói…

Esta entrada foi publicada em Alucinógenos com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a Windsurf do Eu

  1. Pingback: Leituras de 6ª feira « Farmácia Central

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s