Lá vai o pedido de indemnização aumentar

Mas este artigo da jornalista Fernanda Câncio merece ser lido. Assim poderemos perceber a “zanga” ou “irritação” da Igreja Católica – do género das que os adolescentes birrentos têm, devemos pressupor – ou como “Para o bispo, o Governo deve então ter em conta, ao decidir a forma como os equipamentos públicos devem servir a população, os interesses dos privados – neste caso, a Igreja Católica” (o que, não havendo aspas, presumimos que não seja citação do referido Bispo, sendo a opinião de FC sobre as afirmações de Dom Carlos Azevedo). Leiam e aprendam, que certas pessoas esclarecidas não duram para sempre!

Já que aqui estou, vale a pena esclarecer um tremendo erro do artigo. Segundo FC, “a Igreja Católica, recorde-se, não reconhece o casamento civil”. Ora está muito enganada, uma vez que para a Igreja um casamento só vale se for também um casamento civil; ninguém casa pela Igreja sem casar (na maioria das vezes simultaneamente) civilmente – excepto em situações de inexistência da instituição casamento civil, do género duas pessoas perdidas no meio de uma selva. Ainda: caso uma pessoa não seja baptizada e case civilmente, o seu casamento vale para a Igreja em termos de indissolubilidade como se fosse um casamento católico. Mas, quem sabe?, talvez o objectivo fosse mostrar como a Igreja Católica faz birra por causa do casamento civil quando é uma realidade que nem considera sua, ao invés de informar os leitores do DN.

Não deixem que lhes escape o pormenor delicioso de não atribuir a Dom Jorge Ortiga e a Dom Carlos Azevedo o tratamento de “Dom”, como mandam a tradição e a boa educação.

Esta entrada foi publicada em Antiparasitários. ligação permanente.

Uma resposta a Lá vai o pedido de indemnização aumentar

  1. Pingback: cinco dias » Ora vamos lá a ver, quantos são eles?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s