Sense and Sensibility

Já recebi e já vi a mini-série da BBC emitida no início deste ano adaptada do Sense and Sensibility de Jane Austen. Adaptada é sub-constatação porque o guião ficou a cargo desse mago que é o Andrew Davies, responsável maior pela mais brilhante adaptação do Pride and Prejudice – a de 1995 da BBC.

As expectativas eram desmesuradas, pelo que reconheço algum enviesamento de opinião. Uma segunda visita pode revelar-se mais apaziguadora. Mas a adaptação do PP é tão sublime que é impossível não se esperar igual mestria nos outros trabalhos de Andrew Davies. Contudo, não houve igual mestria. Atenção, estamos a falar de uma adaptação de Jane Austen pelo Andrew Davies: mesmo sendo muito má (o que não acontece) seria muito superior a quase toda a programação telivisiva. Não é muito má a adaptação, descansem os vossos corações (igualmente expectantes da oportunidade de ajuizarem sobre a adaptação, estou certa). Tem só um defeito: parece querer actualizar, melhorar a obra de Jane Austen. O que, é claro, só retira méritos à adaptação.

Quem já leu Jane Austen sabe que os diálogos são uma das preciosidades que nos são oferecidas. São totalmente de época, mas espirituosos e inteligentes. Ora estão quase todos alterados; a série perde imenso; nem manteve a linha divertida em que Marianne se queixa que a “Infirmity and old age” não protegem o Colonel Brandon das insinuações de Mrs Jennings da sua paixão por Marianne. Também faltam na mini-série aquelas observações satíricas e mordazes que Jane Austen faz enquanto narradora e que é essencial transformá-las em diálogo (como AD fez em PP), tanto porque são muito divertidas como são necessárias para dar o sabor e a visão austeniana à adaptação.

A acção é relativamente fiel ao original, mas há algumas alterações, em especial na ligação de Marianne com Willoughby, o que piora muito a história. Não se percebe na história porque raio se apaixona Marianne por Willoughby, que deveria ser charming, witty e funny e nada disso consegue aparentar na adaptação. Falta aqui a profundidade e subtileza de Jane Austen. E isto com um guião de Andrew Davies! Há também cenas novas que substituem as do livro e, na minha opinião, pobremente. O livro é demasiado bom para que se tente melhorar a história – mas talvez o ponto tenha sido que AD não considerou o livro demasiado bom. Porque hão-de as Dashwood ir viver para uma casa quase de pescadores no Devonshire, em estado meio selvagem? Porque é representado o casamento de Elinor e Edward como o de uma união pobre, com direito a galinhas e tudo?

Por fim, há algumas personagens que são caricaturas das criaturas da Jane Austen. A Marianne tem ar de adolescente tontinha incapaz de qualquer paixão forte; Willoughby é enfadonho; Mrs Jennings e Sir John não são os coscuvilheiros e alcoviteiros do livro; e por aí adiante para as personagens secundárias.

Mas, relembrem-se, isto é uma adaptação do SS. E claro que tem inúmeros méritos. Muitas das personagens estão muito bem (é pena que com aqueles diálogos): a Elinor, o Edward, a Lucy Steele, a Mrs. Dashwood, o Colonel Barton (já foi “vogueado” e tudo depois disso). E a cena inicial, apesar de não ter paladar de Austen, está certa no momento cronológico e é feliz, tal como a atracção sexual mostrada entre Marianne e Willoughby (que são o que se aproveita da sua história). A minha grande exigência deve-se ao génio de Jane Austen e de Andrew Davies.

No entanto, como eu sou assumidamente preciosista e picuinhas with all things Austen, aqui vai outra opinião neste texto do USA Today.

 

 

Esta entrada foi publicada em Vacinas. ligação permanente.

2 respostas a Sense and Sensibility

  1. Pingback: Deixem-me persuadir-vos « Farmácia Central

  2. Pingback: Emma « Farmácia Central

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s