Doar medula óssea

No próximo sábado, entre as 11.30 e as 17 horas, vai haver no Colégio São João de Brito (Estrada da Torre, 28, Lumiar) uma recolha de sangue para o Banco de Dadores de Medula Óssea.

Qualquer pessoa com mais de 18 anos, menos de 45 e com mais de 50 kg pode tornar-se dador de Medula Óssea.

É um procedimento simples, implica apenas, nesta fase inicial, tirar um pouco de sangue (semelhante a uma análise simples) e demora cerca de 15 minutos.

Mesmo que se seja chamado para dar medula, o procedimento é pouco invasivo e pode implicar, também, apenas dar sangue.
 
Divulguem sff, sobretudo os amigos de Lisboa.
Esta entrada foi publicada em Vitaminas com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a Doar medula óssea

  1. Caros amigos (as),
    Confesso que não sabia da importância da doação porém essa semana a Universidade na qual estudei e hoje trabalho iniciou uma campanha aqui.
    Já estou mobilizando meus amigos para participarem.

    Você pode salvar uma vida

    Campanha vai recrutar voluntários da UNIFACS para cadastro em banco de doadores de medula óssea

    Para quem sofre de leucemia e outras doenças de sangue, o transplante de medula óssea pode ser a única esperança de cura. E você pode colaborar com estas pessoas. Ao longo desta semana e até o próximo dia 21 de maio, uma equipe vai visitar os Prédios de Aula da UNIFACS para recrutar interessados em se cadastrar num banco de doadores de medula óssea. O procedimento é simples. Basta fornecer alguns dados e permitir a coleta de uma pequena amostra de sangue. O material será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar as características genéticas que podem influenciar no transplante. Caso, no futuro, seja identificada a compatibilidade entre as suas características e as de algum paciente, você será consultado para decidir sobre a doação.

    “A Bahia é um dos estados com menor número de doadores cadastrados, precisamos mudar esta situação”, alerta Salomão Sibalde, presidente da Casa de Apoio Lita Anastácio, responsável pela campanha. Segundo Salomão – que é transplantado de medula óssea – há atualmente entre 300 mil e 400 mil voluntários.cadastrados em todo o Brasil. A chance de encontrar uma medula compatível entre duas pessoas, no entanto, pode chegar a uma em um milhão. Por isso, fique ligado: a campanha estará dia nos dias 12 e 13 de maio no PA8, dia 14 no PA2, dia 15 no PA4, dia 16 no PA3, dia 19 no PA5, dia 20 no PA7 e dia 21 de maio no PA9. Todo mundo pode ajudar. Para isso é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e bom estado de saúde.
    grato,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s