A visitar

O blogue de apoio a Pedro Passos Coelho, que é sem dúvida o candidato a líder do PSD da maioria da direita blogosférica. E com razão, que é o que defende ideias mais perto dessa direita blogosférica. Apesar de se envergonhar alguma coisa do seu sector ideológico, diz coisas certas e referscantes sobre o papel do Estado que mais ninguém diz na Direita (tirando os poucos da ala liberal do PP). Quer retirar o Estado das empresas onde ainda atormenta os portugueses, privatizar pelo menos o canal 1 da RTP, flexibilizar a legislação laboral (e, pelo que percebi da história do casamento dos homossexuais, não vê que o Estado deva meter-se na vida íntima das pessoas mas também não me parece vir com uma agenda fracturante que imponha a todos valores de uma pequena minoria). E da sondagem do Expresso/Sic, verifica-se que num cenário Sócrates-PPC, muitos votantes passam para os indecisos num espera para ver o que PPC oferece, mesmo dos que votariam em Sócrates nos outros dois cenários.

Também não há dúvida: o PSD tem dois bons candidatos à liderança. Apesar de eu pender para PPC, Manuela Ferreira Leite seria uma muito melhor PM que o senhor que por lá anda actualmente. Sim, é próxima ideologicamente de Sócrates, mas tem algumas nuances que são importantes (não vê o Estado tão controlador, considera que a Saúde e a Educação podem ser prestados pelos privados desde que regulados e fiscalizados pelo Estado). Ainda: não tem a agenda anti-católica de Sócrates e nem anti-PMEs. E longe de mim denegrir alguém por ser muito séria e muito competente – duas qualidades ab-so-lu-ta-men-te fundamentais num PM, como se percebe quando não existem. (Concordo inteiramente com Manuel Pinheiro.)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Genéricos. ligação permanente.

8 respostas a A visitar

  1. Eu não quero ser agressivo em casa alheia mas não resito a dizer que essa de dizer que há causas “fracturantes” é intelectualmente rasteira… Quanto ao resto penso que esse tipo de pseudo liberais (económicos e não políticos) são desligados da realidade onde vivem, gestores e académicos sem preocupações que não sejam ideologia pura que nunca os irá afectar.

  2. kang4roo diz:


    Obrigado.. Info agradável…

    Se Você Precisar de UM Blog, Tente Olhar “Leoxa.com”
    (Os Temas São Tão Atraentes)

  3. Carmex diz:

    Pedro, a designação “fracturantes” não é minha mas parece-me adequada: tratam-se de questões que dividem profundamente a sociedade, não havendo aparentemente possibilidade de consenso.

  4. Carmex,

    Tudo divide. É dessa forma que nos definimos face aos outros. E demonizar o que não gostamos é apenas uma forma de não tocar no assunto de forma racional – o mesmo se dizia da pilula, do preservativo, do divórcio, da escravatura. Sinceramente acho que é daquelas expressões que são um descrédito a quem as usa.

  5. Carmex diz:

    Oh meu Deus, Pedro, está a colocar no mesmo prato assuntos como a pílula e o preservativo com aborto e adopção por homossexuais? É que há um abismo entre eles.

  6. há… um abismo temporal carmex. Os mesmos sectores políticos de há 150, 100 e 50 anos posicionam-se nas mesmas linhas de sempre.

  7. Carmex diz:

    Bem, quanto à escravatura não vejo que sejam os mesmo sectores (se existissem com esta permanência de tempo) que a recusaram agora a recusar o aborto. Acho que não há nenhuma relação. E em assuntos de contraceptivos, convém lembrar que por exemplo para os católicos isto não é assunto de fé (pode-se perfeitamente ser católicos e defender a contracepção); já o aborto termina uma vida humana e isso sim já é questão de fé.

  8. Forças conservadoras sempre presentes em todos esses assuntos (a forma que assumem não é muito relevante apesar de algumas instituições se destacarem pela negativa)… sempre a ameaçar com o desconhecido, com o “outro”. Todos os passos conduzem à desgraça para esses senhores mas curisomente o mundo não acabou…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s