Coisas que interessam

“Algumas das práticas que acompanham o nascimento em Portugal, como deitar o recém-nascido de lado, são «erradas» e vão contra as orientações científicas, denunciou hoje o pediatra Mário Cordeiro

O especialista abordará hoje esta questão durante o debate sobre Nascer em Portugal: Sofrimento ou prazer?, que decorre no Centro Cultural de Belém e promete «partir a louça», pois «há verdades que não podem ser escondidas ou escamoteadas».

Mário Cordeiro denunciou que «em alguns hospitais e maternidades, existem alguns profissionais que adoptam práticas, algumas das quais totalmente injustificadas do ponto de vista científico».

(…)

Outra norma que é criticada por este especialista é a proibição que existe em alguns hospitais da presença do pai no nascimento por cesariana com epidural.

«A ciência diz, cada vez mais, que o pai deve estar presente, o que é uma necessidade para o bebé e para o pai», disse.

Também as normas sobre a amamentação não são uniformes. «O bebé deve mamar logo que nasça, o que pode acontecer em 80 por cento dos nascimentos que são os que não precisam de uma reanimação», disse, lamentando que tal não aconteça sempre.”

No Sol.

Os procedimentos médicos durante e após o parto são assim para o arrepiante, a começar pela insuportável episiotomia. Partos marcados, cesarianas desnecessárias (eu fiz uma que por acaso correu lindamente, com o meu marido ao lado), imobilização antes do parto e uma completa ignorância sobre amamentação (eu, que queria amamentar e amamentei durante imenso tempo, tive que me desenvencilhar sozinha e ir buscar informação à La Leche League; todos os profissionais de saúde me deram informações erradas; o único que não me enganou foi o obstetra, que me disse que não era preciso dizer nada que a mãe e o filho sabem tudo sozinhos, o que, enfim, também não é nada verdade). Visto este cenário, só dá para melhorar.

 

 

Esta entrada foi publicada em Genéricos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s