It ain´t over till it´s over

Claro que tenho noção de que as probabilidades pendem para a vitória de Obama na próxima semana. Também tenho assistido ao despudor dos republicanos que não estão a conseguir manter a cabeça fria e a compostura pelo menos até ao dia das eleições. Mas, ao contrário de Nuno Gouveia (alguma vez haveríamos de discordar), não considero as eleições pouco menos que fechadas. Se Obama chegar ao dia das eleições com uma vantagem nos likely voters de menos de 5%, acho que tudo pode suceder. E não devido ao efeito Bradley  (chamem-me ingénua, mas acho que os americanos estão mais preocupados com outras coisas do que com a pigmentação dos candidatos). No entanto, Obama foi quase sempre beneficiado nas sondagens; e perante esta onda pró-Obama na opinião pública, parece-me que haverá muita gente que diz preferir Obama para não parecer mal (ou racista). Enquanto existirem sondagens como esta, eu mantenho a esperança.

Claro que as eleições são estaduais e tudo se complica, porque acabam por não interessar sondagens nacionais. Vamos esperar que não haja grandes confusões, tipo o caucus do Texas dos democratas, que nem sei se conseguiram chegar a apurar os resultados (eu fiquei-me pelas notícias, para aí um mês depois, de que pensavam repetir o caucus).

Esta entrada foi publicada em Genéricos. ligação permanente.

6 respostas a It ain´t over till it´s over

  1. Carmex diz:

    Tem piada, sim senhor. Mas nem estes liberais tão oh tão éticos conseguem não fazer piadas sobre a filha grávida de Palin e a sua decisão de casar.

  2. Cara Maria João,

    Eu não estou propriamente convencido que as eleições estão fechadas. Mas todos os dados que nos chegam indicam que Mccain tem cada vez menos possibilidades de vencer. Hoje as tracking polls deram um tímido sinal de recuperação de Mccain. Mas para isso ser uma realidade, amanhã teriam de continuar em sentido ascendente para Mccain. É que nas últimas semanas já tivemos vários movimentos parecidos, mas logo depois Obama repunha a vantagem. E não podemos esquecer que quase 1/10 dos eleitores já votaram, com a vantagem de Obama na ordem dos 60/40. Claro que enquanto as pessoas não votarem, nada está decidido.

    Cumprimentos,

  3. Carmex diz:

    Nuno, claro que também tenho noção disso tudo e não sou alheia às sondagens. Mas se calhar fui eu que o entendi mal; achei que já estava certo da vitória de Obama, como de resto até alguns no GOP parecem estar.

    E keep up the good work!

  4. Nada disso. Continuo a acreditar numa hipótese de vitória para Mccain. Mas a cada dia que passa, vejo menos luz no caminho do GOP… As sondagens (nacionais) de hoje foram muito positivas para Mccain. Mas para isso ser sustentável, é preciso que amanhã se confirme a sua tendência de subida…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s