Não acreditem nas dificuldades orçamentais das juntas de freguesia

Este ano foi muito revelador. Achava eu que o poder autárquico estava inexoravelmente constrangido na sua actuação pela disciplina orçamental imposta pelo Estado Central. Achava eu também que as iluminações de Natal eram reservadas para as artérias nobres da cidade e para as zonas de forte comércio (onde as primeiras obviamente se incluem). Em algumas zonas são precisamente os comerciantes que pagam as iluminações. Estava enganada, descobri em finais de Novembro. Eu moro, como já aqui referi à abundância, numa zona antiga de Lisboa; na minha rua existem dois cafés, um minimercado e uma frutaria – isto para avaliarem a concentração intensa (que verdadeiramente rivaliza com os espaços comerciais de Hong Kong, até se desconfia que por aqui se poderia baptizar uns metros quadrados de ‘golden mile’) do comércio na minha rua. Mas, hélas, temos iluminações de Natal em 2008. É certo que são deveras feias e fundem-se com celeridade, mas permanecem um custo muito curioso, em especial para uma junta de freguesia que não lava as ruas (e se temos pombos no Verão!), não nivela passeios, deixa as ruas em permanência com sacos do lixo e outras boas actuações.

(Não que eu tenha culpa disto – eu ainda voto no bairro bastante mais aristocrático onde residi com os meus pais, e vou mudar de casa dentro de pouco, pelo que não vale a pena dar-me ao trabalho de tratar de burocracias eleitorais – mas a junta de feguesia foi ganha pelo PCP. É o que dá morar no meio de proletários e de boémios chiques de esquerda – os mais normais são mesmo os estrangeiros que alugam casas, mas esses não votam, e se calhar ainda bem, que ainda correríamos o risco de ter uma junta bloquista.)

Esta entrada foi publicada em Anestésicos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

