O Enigma CDS(/PP?)

Se ainda vou a tempo: Não concordo com o que se lê por aí culpando Paulo Portas pelas desgraças do CDS. Mesmo que Paulo Portas se assemelhe a um eucalipto que seque todas as carreiras promissoras à sua volta (o que não dou por adquirido), permanece um eucalipto eficaz. Eu não me recordo de uma acção de oposição dos tempos de  Ribeiro e Castro (excepto a campanha pelo Não no referendo do aborto), mas com Portas o CDS tem feito a melhor oposição à direita: escrutinou a ASAE e os exageros da DGCI, fez boas propostas na saúde (unidoses e vacina do colo do útero), recentemente protestou – e muito bem – com a actuação de Vítor Constâncio como supervisor no caso BPN. Se os votos fosse decididos para recompensa de trabalhos passados e não por expectativas futuras, o CDS teria o meu voto nas próximas legislativas. E provavelmnete também o teria se no PSD a liderança ainda fosse de Menezes, senhor em quem eu me recusaria a votar, mesmo que por intermédio do PSD, de tão indecorosa que se havia tornado a actuação do grupelho de que faz parte (e nem me refiro ao caso Câncio). O primeiro problema do CDS é ninguém perceber o que é e o que quer o partido e menos ainda entender a linha condutora (além do oportunismo momentâneo) das propostas do CDS. Já foi anti-europeísta e agora é convertido à UE; já foi anti-cavaquista e agora convive bem com o PR; quando foi anti-cavaquista, a principal razão da embirração não era política (talvez pelo encolhimento do PP) mas classista e resultante da snobismo dos líderes populares, que não gostavam de Cavaco porque era de origens humildes, a Maria não se vestia bem, a decoração da casa isto, o carro aquilo, a vivenda que se chamava ‘Mariani’ e por aí fora; já foram parte responsável de uma coligação com o PSD e já tiveram o PSD como arqui-inimigo; são o partido mais à direita e estão sempre disponíveis para se aliarem numa coligação pós-eleitoral aos socialistas; já foram o partido dos quadros e o partido da lavoura; já foram tendencialmente liberais, conservadores, democratas-cristãos, personalistas; e podiam continuar as contradições se eu tivesse muito mais tempo. O segundo problema do CDS é ser português, onde 20% do eleitorado responde nas sondagens que tenciona votar na extrema-esquerda – neste caso, o problema do CDS confunde-se com o problema do país, porque só um país situacionista e estatista e sem propensão para o risco ou para a iniciativa e responsabilização individual (dito de forma mais abrupta, só um país decadente) pode ter 20% das pessoas a simpatizarem com ideias comunistas ou proto-comunistas.

Esta entrada foi publicada em Anestésicos. ligação permanente.

4 respostas a O Enigma CDS(/PP?)

  1. PR diz:

    Eu julgo que neste momento, o CDS é exactamente isso que descreveu: uma manta de retalhos, que muda de opinião constantemente.

    Mas também acho que, embora se tenha de dar a Portas o mérito de o CDS ter sido Governo, todas essas mudanças de opinião (ou pelo menos a esmagadora maioria delas) surgiram com Portas na liderança ou em cargos secundários de responsabilidade política dentro do partido.

    Sendo assim, é impossível não culpar Portas pela crise de identidade do CDS.

  2. Carmex diz:

    Também é verdade, mas esse se calhar é um terceiro problema do CDS: com Paulo Portas não tem um rumo coerente e sem Paulo Portas é um partido ignorado.

  3. PR diz:

    Pois… Num mundo idílico, seria preferível a coerência à relevância, mas isto é apenas wishful thinking.

    No mundo em que vivemos, a coerência é uma virtude de segundo plano. O que interessa mesmo é ter o voto.

  4. Carmex diz:

    Pois. Acho que se tem de encontrar um equilíbrio entre vários valores num partido.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s