Porque é que Salazar não me inspira?

Dia 27 passaram 40 anos sobre a sua morte. Faz parte da História do país. Mas a personagem não me inspirou a um texto sequer. Não sou historiadora nem tenho essa capacidade de isenção. Posso até aceitar que a personagem foi importante, que desempenhou um papel fundamental. Mas daí a sentir que me marcou de alguma forma, só se for para melhor detectar a linguagem do poder.

Tivesse eu vivido no tempo da 1ª República e acredito que teria valorizado a entrada em cena da personagem. Ou tivesse eu vivido o receio de um envolvimento na 2ª Guerra Mundial, e talvez sentisse uma certa simpatia pela personagem. Mas eu surgi no final da década de 50, e vi na televisão um ou dois discursos da personagem, num tom insuportavelmente paternalista, até para uma criança… Sim, aprendi desde cedo a detectar a linguagem do poder e a evitar a todo o custo submeter-me à sua influência.

Quando a personagem saiu de cena e entrou Marcello Caetano, que lufada de ar fresco! Mesmo com o seu ar professoral, gostava das suas Conversas em Família. A sério! Já teria os meus 11, 12 anos, e ouvia-o muito atenta. A única coisa que me custava a aceitar era a Guerra Colonial, os soldados a desejar um Feliz Natal à família… quantos voltariam? Isso para uma pré-adolescente era difícil de entender. Mas de resto o clima geral já era o de uma certa abertura e esperança, mesmo que digam o contrário.

A meu ver, o Estado Novo, propriamente dito, desapareceu com a personagem principal. E a primavera marcelista iniciou uma época de transição cultural. Para o bem e para o mal. Mas claro, esta é a minha perspectiva pessoal, condicionada irremediavelmente pela minha circunstância histórica.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Vacinas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s