A visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido tem sido uma verdadeira revelação

A visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido tem sido uma verdadeira revelação, para nós todos e até para o próprio povo inglês. Tanta alegria e entusiasmo, em todos os lugares que tem visitado, e nas pessoas de todas as idades… E em inglês Holy Father soa mais próximo, lembra de imediato o pai, o pai de uma comunidade cristã.

Para lá da magnificência da catedral de Westminster, dos coros fabulosos, das orquestras, foi essa proximidade com as pessoas comuns (mas em tudo, em tudo, nada comuns) que mais me emocionou. Já entre nós tinha sido assim. Um encontro feliz, que nos animou e inspirou, e que certamente reconfortou o próprio Papa.

Mas o milagre do dia de ontem, o 3º dia da visita (acompanhei pela SkyNews), seria o de um homem australiano, uma das vítimas de pedofilia, que iria participar na marcha de protesto. Quando entrevistado esclareceu: O Papa visitou a Austrália em 2008 e prometeu que se tomariam medidas. Mas nestes 2 anos ainda vimos muito pouco. Apenas queremos que a justiça seja feita. Este homem, que tinha as maiores razões do mundo para odiar a Igreja, falou tranquilamente, pausadamente, de forma clara e correcta, nada mais pedindo do que o exactamente certo, a reparação, através da justiça, de um mal inclassificável que nada nem ninguém pode compensar.

O ódio generaliza e infecta tudo. Destrói. Adoece. Não permite ultrapassar a dor. E é preciso ultrapassar a lógica de vítima, não ficar lá para sempre. E isso só com a reparação justa pelo mal cometido. O Papa percebeu isto desde o início e quis que a verdade emergisse. E este homem, uma das inúmeras vítimas desse pecado inclassificável, ultrapassou a fase do ódio e aguarda a justiça, essa reparação possível no plano terreno. Se esta capacidade humana não é um verdadeiro milagre, então o que é?

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Vitaminas. ligação permanente.

Uma resposta a A visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido tem sido uma verdadeira revelação

  1. Maria João Marques diz:

    Muito bom post, Ana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s