Grandes Opções do Plano

Desde já confesso que me pesa na consciência o que vou dizer de seguida, eu que não gosto nada de contradizer uma colega farmacêutica: Maria João, o presidente da FPF não tinha outra alternativa possível que não ir a Madrid tentar fichar o José Mourinho, e portanto nada se lhe pode assacar quanto à sua peregrinação ao país vizinho. Passo a explicar porquê.

Isto tem a ver, no fundo e em primeiro lugar, com o que se passou no ano de 1578 ali no norte de Marrocos. Perdemos o rei, perdemos a independência, e desde então só fazemos sentido enquanto país quando esperamos o Desejado. Quando achamos que ele já chegou, tudo cai, e quando digo tudo digo nós. Precisamos desta ansiedade, está-nos no sangue, flui fermentada em quatro séculos desta vivência singular.

Outra evidência é que pão já não há, foi-se, comeram-no. Os brioches também foram surripiados. Mas se não há pão, há pelo menos circo, ou seja o futebol.  O futebol é o único verdadeiro desporto nacional, praticado em todos os sofás, em todos os cafés e em todos os locais de trabalho do país, ultramar e ilhas adjacentes incluídas, mais as possessões do oriente e do ocidente. É a única abrangência que fecha o todo.

Juntemos os dois, sebastianismo e circo, Desejado e futebol. Só há um nome possível. José Mourinho.

Gorado o aparecimento do José Mourinho por entre as brumas, mais uma vez Gilberto Madaíl esteve bem, revelando-se em definitivo um fino estratega e catalisador da vontade nacional. A nomeação de Paulo Bento fará o país concentrar-se no que é verdadeiramente importante, e lá estará o circo no seu esplendor: meio mundo a querer que o Benfica ganhe, o outro meio mundo a querer que o Benfica perca; alguns poucos, onde eu me incluo, quererão acima de tudo que o Porto seja campeão. A Selecção, essa,  com esta nomeação passa  a ter a mesma importância que a Liga Orangina. Tudo faz sentido.

Esta entrada foi publicada em Anestésicos, Ansiolíticos. ligação permanente.

2 respostas a Grandes Opções do Plano

  1. luis Moreira diz:

    Gosta de teatro?As outras sessões têm o preço de 12,50 € . Quem reservar os bilhetes e disser que é (colaborador ou leitor) do Estrolabio paga apenas 10 €.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s