Desincentivo a criar emprego

Esta ideia de um seguro para pagar o futuro e eventual despedimento de um trabalhador é, tem que se dizer, uma das maiores imbecilidades jamais produzidas pelo regime socrático, regime que, como se sabe, é pródigo nelas. As empresas portuguesas, que já têm custos de contexto elevados, vão agora ter um custo adicional por cada trabalhador (e ainda não referi que a contribuição do empregador para a segurança social não é propriamente levezinha, pois não?). Com ideias destas nem vai ser necessário preocuparmo-nos muito com a facilidade dos despedimentos, que as empresas vão tratar de diminuir, ainda mais, as suas contratações.
 
Para os trabalhadores também é uma excelente medida. As empresas, para as contratações que não conseguem deixar de fazer, vão continuar a orçamentar quanto podem gastar em cada trabalhador por ano. Se se pode gastar x por trabalhador, anualmente, para determinada função, o ordenado líquido oferecido era (x-y-w)/14, contendo y as contribuições para a segurança social de empregador e w as do empregado e a retenção de IRS; agora o ordenado líquido vai ser (x-y-w-z)/14, sendo z o custo do seguro (ou, consoante a capacidade negocial, parte do custo do seguro) inventado pelo governo socrático.
 
Em suma: as empresas terão mais custos e serão menos viáveis; os trabalhadores poderão esperar ordenados mais baixos. Mas não se preocupem, é tudo para glória daquelas pessoas que perante problemas criados pelo excesso de intervenção estatal (no caso, proibição constitucional de despedir e código laboral absurdo) entendem que a solução é – tchan, tchan, tchan, tchan – nova dose de intervenção estatal.
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Alucinógenos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s