A legitimação do poder

Ora aqui está um dilema. A legitimação do poder.

Como acenar com a representatividade quando a expressão eleitoral é fraca? Como acenar com a representatividade quando a abstenção aumenta  a cada eleição? Mas pior do que isso: como acenar com a representatividade – a tal legitimidade do poder – quando há um desvio da rota, do acordado, do compromisso, do expectável? E pior do que isso, do que essa ausência de respeito e responsabilidade perante os eleitores, muito pior do que isso: como acenar com a representatividade quando se coloca metade do país à fome (sim, à fome) enquanto se aumenta a despesa estatal, se alimentam negociatas protegidas e engordam gestores, assessores, empresas públicas, serviços inúteis, fundações desconhecidas, etc. etc.?

Trata-se de uma prensa do sistema sobre o povo português. Não há outra forma de colocar isto, o que se está a passar, este PEC 4 em cima de outros 3 e num só ano, e sempre a penalizar os mais frágeis. Uma prensa implacável, fria, sinistra, perversa. E sem legitimidade nenhuma, ainda por cima.

Como foi isto possível? Com a cumplicidade de muitos e a inacção de muitos mais. Agora é tempo de acordar e virar isto do avesso. Os desafios que nos esperam só podem ser encarados com a legitimação do poder, baseada na confiança e na responsabilidade. Ora, como já se viu, uma solução a curto-prazo não deverá contemplar o PS. A sua cultura não é compatível com a nova atitude política necessária a partir de agora. Também não poderá passar pelo bloco central, desejo secreto do sistema. Deverá ser alargada, sem dúvida, e legitimada por eleições. Não há outra forma.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sapatos Ortopédicos, Vacinas, Vitaminas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s