Confiança e compromisso

Muitas vezes pensamos que é muito difícil (e até arriscado) confiar. Mas a questão essencial é a atitude original: organizámos a nossa vida na confiança ou na desconfiança? Se a organizámos na desconfiança, baseámo-la no medo. E o medo não nos leva a lado nenhum a não ser à destruição e à decadência.

A confiança é uma escolha de quem prefere apostar na construção, no trabalho, na consistência. É uma opção realista nas possibilidades de cada um, cada um no seu papel. E liga-se a uma outra atitude essencial, o compromisso. Em primeiro lugar consigo próprio e só depois, em consequência natural, com os outros, desde os mais próximos aos mais distantes.

É por isso que as palavras são desnecessárias e o que passa a contar é a acção coerente e consequente. A confiança nasce daí, das atitudes que se revelam, mais visíveis e audíveis do que quaisquer palavras, por melhor encadeadas que estiverem. O que se diz passa a ter valor apenas se enraizado na realidade e na atitude consequente.

Confiança e compromisso será a resposta ao desafio que temos pela frente como comunidade e como país. Primeiro na nossa própria capacidade de observar e avaliar a realidade, seguidamente na nossa própria capacidade de nos levarmos a sério, de nos respeitarmos, de cuidarmos de nós.

Resumindo, escolhermos a autonomia e largar a dependência e o conformismo. Escolhermos a responsabilidade e largar a tendência para entregar a organização das nossas vidas a terceiros. Escolhermos a dignidade e largar a posição de idiotas de serviço.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Antianémicos, Sapatos Ortopédicos, Vacinas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s