A importância dos marcos históricos

Já repararam que a vida colectiva dos povos precisa de marcos históricos, rituais de novos inícios? Veja-se a importância de um casamento real, por exemplo. A Inglaterra já está a respirar a nova primavera, antecipando a alegria do momento. Podem desde já perguntar-me: e o que é que o casamento William-Kate tem a ver com o 25 de Abril? É que por cá também existiu esse momento festivo, florido. De um início, de uma primavera.

Na perspectiva do cidadão comum, tudo começou numa ilusão, essa fase adolescente de quem acredita numa mudança, num início, numa primavera. Isso tem qualquer coisa de autêntico, quase comovente. Mesmo que tenham acontecido histórias semelhantes em locais longínquos, é sempre vivido como se fosse um acontecimento único, completamente novo. E por cá florido, o cravo a simbolizar a liberdade. Mas na perspectiva dos protagonistas do poder, em breve se começou a perceber que o guião do filme não era bem o que se pensava, e que falhavam todas as expectativas. Se olharmos para trás, começamos a ver até que ponto nada de essencial mudou, os tiques culturais mantêm-se, agora agravados pelo vazio, pela ausência de referências.

Hoje as palavras já não chegam, precisamos de referências, de exemplos, da acção coerente e consequente. Mesmo que o protocolo de uma data obrigue a discursos, são os resultados concretos que se destacam. É por isso que nenhum destes discursos mobiliza alguém.

É de novos marcos históricos que precisamos, de novos inícios, de uma nova primavera. Com bases sólidas, pés assentes no chão. Ideias concretas e realizáveis. E com novos protagonistas, não os mesmos. E nunca os mesmos que nos trouxeram até aqui. E de nada lhes vale tentarem impor a sua presença, compromisso para aqui, confiança para acolá, acordos abrangentes, consensos universais… o seu tempo passou. Podem até adulterar de novo o jogo e as regras do jogo, no final da corrida terão a resposta que acabaram por provocar.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Genéricos, Sapatos Ortopédicos, Vacinas, Vitaminas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s