Boas notícias ocasionais: A ONU declarou oficialmente o fim da peste bovina.

«Toda a gente já ouviu falar da varíola. Muito poucos conhecem a segunda classificada. Isto acontece porque a peste bovina é uma epizootia, uma doença animal, parente do vírus do sarampo que infesta animais de casco fendido, incluindo gado, búfalos, grandes antílopes e veados, porcos e javalis, mesmo girafas e gnus. As estirpes mais virulentas matam 95 por cento das manadas que atacam.

A peste bovina está longe de ser irrelevante para os seres humanos. Foi culpada por acelerar a queda do Império Romano (1), por ajudar às conquistas de Gengiscão, por perturbar a expansão de Carlos Magno (2), por abrir o caminho para as revoluções francesa e russa e por subjugar a África oriental à colonização. Qualquer sociedade dependente do gado – ou de familiares, como o zebu africano, os búfalos de água asiáticos ou os iaques dos Himalaias – era vulnerável.

A longa mas pouco conhecida campanha para conquistar a peste bovina é um tributo ao conhecimento e à bravura dos veterinários de “grandes animais”, que combateram a doença em áreas remotas e por vezes devastadas pela guerra – através de faixas de território de África maiores que a Europa, no deserto da Arábia e nas estepes da Mongólia.

“O papel dos veterinários na protecção da sociedade está subvalorizado”, afirma Juan Lubroth, chefe dos veterinários da FAO, o organismo das Nações Unidas para a agricultura, cuja sede, em Roma, foi palco da cerimónia de anúncio oficial na terça-feira. “Fazemos mais do que matar mosquitos, dar banho a mascotes e vacinar o Bóbi.”»

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Tranquilizantes, Vacinas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s