Frágeis e vulneráveis

Há semanas em que nos apetece falar e comunicar, outras em que ficamos em silêncio a reflectir… Esta semana foi de reflexão. Inteligências que se apagam de repente, motivações internacionais que nos apanham no meio das suas guerrilhas financeiras, tudo a lembrar-nos que somos frágeis e vulneráveis, individual e colectivamente.

Mas estas provações, que eu prefiro encarar como desafios, também nos lembram outra dimensão da nossa existência individual e colectiva: não podemos controlar tudo, essa é a conclusão mais inquietante, mas podemos antecipar algumas coisas, podemos treinar a atenção, a observação, a reflexão. Para melhor agir, não na agitação dos acontecimentos, mas tentando desempenhar melhor o nosso papel.

Nesta fase da nossa vida colectiva não há muito espaço-tempo para erros e falhas, dada a dimensão das suas consequências: as vidas que podem afectar e por muito tempo, refiro-me à economia nacional, às finanças, às decisões políticas. Nos jogos de vídeo infantis há sempre um bonequinho que arrisca muitas vidas, no nosso tempo também os desenhos animados eram esticados, martelados, passados a ferro, e voltavam a surgir direitinhos, mas na vida real, de fibras, ossos e sangue vivo, não é assim.

E no entanto… é essa fragilidade e vulnerabilidade que nos torna humanos. O nosso tempo-limite permite-nos ultrapassar limites impensáveis, descobrir novas fórmulas, desafiar as leis da natureza. Além de outras descobertas poéticas e filosóficas que não cabem hoje aqui. Mas podem encontrá-las no cap. II A Ave dos Arremedos (tradução para português de Mokingbird),  de um livrinho que não sei se ainda estará à venda: “Ascensão e Queda dos Toxicoterapeutas – ou a democracia da mentira”, por Carlos Amaral Dias,  da Fenda (1995), pps 92-103. Neste breve capítulo o psicanalista analisa um livro de Walter Tevis, Mokingbird. Uma boa semana para todos os Viajantes que passam por aqui!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sapatos Ortopédicos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s