Recolha de análises interessantes e oportunas – 1

Caros clientes da Farmácia: como já me falta alguma criatividade na forma de analisar o que se passa neste nosso mundo ocidental, vou recorrer aos blogues da vizinhança.

Começo pel’ O Insurgente e este post de Ricardo Campelo de Magalhães: Capitalismo, Corporativismo e “Capitalistas” – O exemplo Goldman Sachs.

Reparem bem na distinção entre capitalismo e corporativismo, o grande equívoco, entre muitos outros grandes equívocos actuais. A informação que é disponibilizada actualmente é propositadamente confusa e a conta-gotas, quando o que os cidadãos têm o direito de saber é simples e de fácil apreensão: quem está a ganhar com a “crise” (palavra-chave mal escolhida para “resultado previsto da cultura corporativa” e os seus excessos, abusos, insanidade, fraudes em grande escala, que resultam na escravização do próximo) e quem está a perder e vai sofrer (a classe média e os mais vulneráveis).

Não resisto a uma breve reflexão: o exemplo dos EUA aplica-se igualmente à UE e, por arrastamento, aos países – onde nos incluímos-,  que venderam a sua autonomia relativa, a sua margem de manobra. A cultura corporativa está na génese desta chamada “união europeia” e, por esse facto, na origem do seu insucesso.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Sapatos Ortopédicos, Vitaminas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s