A vantagem de ter alguém como Nuno Crato à frente do Ministério da Educação

No 7.º ano, História e Geografia terão cinco tempos lectivos de 45 minutos para dividir entre si em vez dos actuais quatro. No 9.º ano também lhes é dado mais um bloco. Ciências Naturais e Físico-Química ganharão mais dois blocos de 45 minutos, a serem repartidos por ambas, no 7.º e 8.º ano. No 9.º terão mais um. Esta alteração permite, segundo o ministério, colmatar a “clara insuficiência de carga horária” das ciências experimentais neste ciclo de ensino. […] Desaparecerá Formação Cívica em todos os ciclos.

Depois do reforço da Matemática e do Português, também ênfase naquilo que realmente transmite conhecimento. É clara a aposta de, aos poucos, se voltar para o ensino enquanto ferramenta e não para aculturamentos forçados.

O destaque da citação é meu.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Antipiréticos. ligação permanente.

3 respostas a A vantagem de ter alguém como Nuno Crato à frente do Ministério da Educação

  1. agfernandes diz:

    André

    Por outro lado… em ano de muitas convulsões, indefinições e incertezas, tanta alteração junta só revela grande confusão… de liderança, em primeiro lugar, e com reflexos terríveis como gerar grande confusão nas escolas.
    Quando se espera alguma estabilidade até a poeira assentar, levanta-se o turbilhão. Tantas vezes os turbilhões escondem incapacidades e indefinições, além de motivações prosaicas… como um simples corte na despesa sempre penalizando o cliente-contribuinte.
    Gostaria de estar enganada desta vez, mas a minha intuição aponta-me para a desconfiança sistemática, na qual já estou condicionada.
    Ana

    • André A. Correia diz:

      Ao mesmo tempo, Ana, há um back to basics que só se pode aplaudir. Formação Cívica, Projeto de Enriquecimento Instrumental, Área de Projeto e sei lá que mais que por aí havia…

  2. agfernandes diz:

    Concordo, André.
    Mas o meu condicionamento tornou-se pavloviano… desconfiança básica e sistemática. Foram muitas as decepções até hoje… prefiro aguardar para ver.
    Ana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s