Hoje volto aos gráficos de Medina Carreira, porque houve ali um que me deixou intrigada. Acho que até se pode transformar numa adivinha a colocar a quem a quiser decifrar.
Os gráficos referidos no post anterior foram apresentados ontem no programa da TVI 24 Olhos nos Olhos. E o gráfico que me incomodou foi o 3. Refere-se ao PIB (em volume): taxas médias de crescimento anual (%).
Verifica-se de facto uma queda no período 2000-2001 (considerando a média do período de 86-2000 e a média da década de 2001-2010) e é geral nos países aqui apresentados. Reparem que a mesma tendência se verifica no gráfico 4 em que entram os EUA e a Alemanha.
Voltando ao gráfico 3, a queda mais espectacular é a da Irlanda, logo seguida de Portugal. Mas agora, depois de também terem visto o gráfico 4, e terem verificado a mesma tendência geral, reparem bem no comportamento da economia sueca relativamente ao factor analisado. Mantém-se quase inalterado. O seu crescimento não era nada de especial mas resiste, descendo pouquíssimo, de uma forma que se destaca de todos os outros países considerados.
Achei interessante e deve ter uma explicação lógica que não apreendo neste momento. Sim, é verdade. Gosto de gráficos.