Recuperar a autonomia perdida

A recuperação da autonomia perdida não se dirige apenas a quem se viu repentinamente inactivo, ou a quem teve de fechar as portas de um pequeno negócio, ou a quem se viu impossibilitado de manter a empresa a funcionar. Dirige-se a todos os que habitam este país enfiado num chamado projecto europeu.

Para conseguirem vender as ideias, dizem-nos que esta austeridade será temporária. Esta farmácia de serviço também deseja que seja temporária, mas há uma grande diferença nas condições dessa concretização.

Temporária, não porque os gestores políticos e/ou económico-financeiros nos dizem que é temporária porque, por eles, nunca será temporária, não se iludam. A sua agendinha oculta é muito diferente da que divulgam directa ou indirectamente através dos diversos canais de serviço: imprensa, televisão, comentadores, debates, inquéritos, audições.

Temporária porque, como desejo a todos, todos e cada um terão de iniciar esse processo de a tornar temporária: tratamento de choque (às vezes é preciso), manter a vitalidade original e a sanidade mental, cultivar a alegria possível, e recuperar a autonomia perdida.

Hoje são estas as sugestões de uma farmácia de serviço: pôr-se de pé, esticar esses músculos e tendões até ao limite, dar uma caminhada dinâmica, guardar uns minutos por dia para estar apenas consigo próprio, encarar a sua realidade numa perspectiva de grande plano, registar todas as ideias que lhe surgirem, agir em conformidade.

Recuperar a autonomia perdida pois, seguindo os passos essenciais nesse percurso de tornar temporária uma situação que limita e condiciona a sua vida, a sua actividade, a sua mobilidade, a sua saúde, as suas expectativas, a educação e o futuro dos seus filhos.

Escolhi este funk dos anos 80 que descobri meramente por acaso no youtube, porque o vinil tem as cores da bandeira portuguesa, o grupo tem o nome sugestivo “change”, o tema também é oportuno “hold tight”, e no disco ainda se pode ler “promotional copy” e “not for sale”.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Antianémicos, Sapatos Ortopédicos, Vitaminas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s