A música e a inspiração vital: Gordon Lightfoot

Como em qualquer farmácia, temos o frasquinho certo e adequado para cada situação: cansaço, desilusão, ansiedade, pânico, confusão… é só pedir. A música tem o primeiro lugar nos armários.

Mas há dois exemplos magníficos que me deram a certeza do seu papel na verdadeira sobrevivência, um novo fôlego. Dois músicos: o veterano, conhecido e premiado compositor da folk rock country music, Gordon Lightfoot, e outro mais jovem, que vem da new wave, e também premiado, Edwyn Collins.

Ambos ultrapassaram as limitações próprias de uma alteração súbita nas suas vidas, e se sobreviveram e enfrentaram o desafio da recuperação foi pela música, família, amigos, e voltar a pisar o palco, voltar a compor, acabar o álbum. É isso que os inspira. Vemos o seu olhar brilhar para lá do imenso esforço e tempo próprios da recuperação.

Gordon Lightfoot numa entrevista de 2007, no seu regresso ao palco mas ainda em recuperação:

Gordon Lightfoot é mais conhecido pelas suas composições dos anos 70, como Sundown e If you could read my mind. Foi ao retomar-lhe o rasto que descobri outras composições verdadeiramente incríveis como Canadian railroad Trilogy, Black Day in July, ApologyProtocol.

Escolhi duas composições do seu álbum “Harmony” de 2004, o tal que estava por concluir quando tudo sucedeu, para observarem que a chama se mantém acesa mesmo quando o tempo deixa sulcos e cicatrizes: Clouds of Loneliness e River of Light.

Gordon Lightfoot refere na entrevista acima que prefere o genuíno ao comercial. É uma opção. Por isso, gostei tanto desta frase: I don’t want the beauty commercial to be my epitaph…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Farmácias de Serviço, Sapatos Ortopédicos, Vitaminas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s