Um dos guionistas do filme de terror “O Ajustamento” não se conforma com o falhanço do filme

Um dos guionistas do filme de terror “O Ajustamento” não se conformou de modo algum com a rejeição generalizada da sua ideia inteligente. É claro que aqui se dirige aos empresários, as únicas personagens que lhe interessam, pois as pessoas comuns só surgem neste filme como os que gastam demais e que têm de apertar o cinto. Nem se refere aos danos colaterais da sua ideia genial: pobreza e desemprego.

Este guionista é, ele próprio, uma personagem de filme de terror. Reparem, tem todas qualidades que encontramos nas personagens dos filmes de suspense: quem não vê a genialidade da sua “medida” é ignorante (não passava no 1º ano na sua faculdade) e desprezo pelo valor trabalho dos remediados e classe média (viveram acima das suas possibilidades). Depois, para vender o seu produto, que é o melhor do mercado, embrulha-o numa marca técnica certificada e utiliza, na sua venda, a verbalização rápida intercalada pelo bordão não é verdade?… não é verdade?…

Como TPC proponho analisar estes argumentos, a sua fiabilidade e a sua tecnicidade: a visão de país por trás da desvalorização do trabalho; as vantagens (para quem) do empobrecimento do país; quem viveu acima das suas possibilidades; quem está a apertar o cinto; quem ganharia com a aplicação desta “medida”; quem está a ganhar com a crise portuguesa.

Para identificar melhor a cultura de base e a moralidade implícita do guionista, proponho a análise desta entrevista no Hard Talk:

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Anti-histamínicos, Vacinas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s