Crítica Cinéfila – Sessão 002

Boas!!!

A partir de agora está decidido: Quem escolhe os filmes lá em casa é a minha esposa!!! A verdade é que a Isabel tem “olhinhos” para a coisa, 90% dos filmes que ela escolhe são, de facto, Bons Filmes. Já eu, a maioria dos que eu escolho são do tipo… “Amo-te Phillip Morris”.**

E ontem não foi excepção, mais uma vez um Bom Filme: Argo (2012) de Ben Affleck com Ben Affleck, John Goodman e Victor Garber entre outros…

http://www.youtube.com/watch?v=UfGLxQaxq_8

Este filme veio de novo confirmar uma teoria minha: 80% de tudo aquilo que faz um Bom Filme é um Bom Enredo, uma Boa História. E é exactamente isso que existe neste filme, uma Boa História (ainda por cima integralmente baseada em factos verídicos!!!). E então de que se trata??? Este filme relata todos os pormenores de uma Operação Ultra-Secreta levada a cabo pela CIA (mais concretamente por um dos seus operacionais) nos finais da década de 70 com o objectivo de resgatar 6 cidadãos norte-americanos que estavam mantidos “prisioneiros” na Residência Oficial do Embaixador do Canadá em Teerão.

E de facto esta é mesmo a “minha” definição de uma Boa História: Aquela que “prende” o espectador à tela, que nos faz querer ver mais, antecipar o que vai acontecer a seguir e tentar entender a “evolução” daqueles territórios. É interessante igualmente perceber a influência dos EUA na transição política daquele território (“alguém” ao meu lado, entre duas pipocas, dizia: “…não há dúvidas que onde quer que os EUA tenham metido a pata, deu sempre asneira…”). Sinceramente parece-me injusto para com a “maior Democracia do Mundo”, mas…

Das interpretações, de salientar apenas o Excelente Papel de Ben Affleck (confesso que nem sequer sou grande fã, mas este é com certeza um Bom Papel). Como curiosidade ficamos a saber durante o filme que o antigo Xá do Irão mandava vir (algumas) das suas refeições directamente (via Concorde) de Paris!!! Enquanto o povo morria, literalmente, à fome… Percebemos também o início do que até hoje são as Boas Relações Políticas existentes entre os EUA e o Canadá.

Um Excelente Filme, com certeza a não perder, que nos explica o “brilhantismo” (e o secretismo) com os quais foi preparada (até ao mais ínfimo pormenor) uma das mais bem sucedidas Operações de Resgate alguma vez levadas a cabo pela CIA. O Nome de Código pelo qual ficou conhecida esta Operação, embora de gosto duvidoso, foi: Operação Argo – Fuck Yourself. (É mesmo verdade…).

Os próprios actores do filme têm semelhanças físicas notáveis com os reais intervenientes!!! A não perder, sem dúvida!!!

Beijos e Abraços,

Bruno.

** – Provavelmente O PIOR filme alguma vez exibido em Portugal, quiçá no Mundo…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Genéricos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s