E, de repente, uma boa notícia

«Investigadores da Universidade de Johns Hopkins em Baltimore, EUA, anunciaram ontem a cura de um bebé que nasceu com o vírus da imunodeficiência humana (VIH).

A confirmar-se, este será o primeiro caso de um bebé a vencer a sida, depois de um adulto com leucemia também ter ficado curado ao receber, em 2007, um transplante de medula óssea de um doador geneticamente resistente ao VIH.

A bebé alegadamente curada nasceu prematuramente em 2010 no Mississipi, sul dos Estados Unidos, e com cerca de 30 horas de vida começou a ser submetida a um intenso tratamento com anti-retrovirais. A gravidez não foi acompanhada por um médico e a mãe, que terá transmitido o vírus ao bebé, desconhecia estar infetada pelo VIH.

Em vez de seguir o protocolo médico para estes casos, que passa pela administração de medicamentos como medida profilática, a pediatra que tratou a bebé, Hannah Gay, iniciou de imediato um coktail de três fármacos que levou a uma redução rápida do nível de vírus no organismo da criança.

Quando a criança tinha um mês, garante Hannah Gay, não se conseguiram detetar vírus e assim foi até aos 18 meses, altura em que a mãe deixou de aparecer com a bebé nas consultas.

Cinco meses depois, mãe e filha regressaram ao hospital, tendo a médica pedido novas análises. “Para minha surpresa, todos os testes continuavam a ser negatidos”, disse Hannah Gay. […]

Ainda que reconheça necessitar de mais provas de que o tratamento realizado pelo bebé do Mississipi terá os mesmos resultados noutros recém-nascidos, os investigadores acreditam agora que o VIH poderá ser curado noutras crianças.»

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Puericultura, Vacinas. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s