Crítica Cinéfila.

Cá estamos de novo para a tão aguardada Crítica Cinéfila…  

E desta vez o “contemplado” foi: Comboio Nocturno para Lisboa (2013) de Bille August com Jeremy Irons, Mélanie Laurent, Nicolau Breyner e Beatriz Batarda entre outros…

http://www.imdb.com/title/tt1654523/

Um mau filme. Um filme realmente fraco em todas as suas vertentes que, curiosamente, tem por base uma Boa História.

Para quem como eu acredita (já o disse várias vezes) que uma Boa História é mais ou menos 90% de tudo aquilo que um filme precisa para ser um Bom Filme, este é claramente a excepção que confirma a regra!!! Temos pois aqui claramente uma Boa História que depois foi “vestida” com um filme transversalmente mau…

E a história é mesmo boa: Portugal no “antes do 25 de Abril”. A PIDE. Perseguições Políticas e a Resistência Clandestina ao Regime Fascista. Um banal (e desinteressante) professor a morar em Berna, na Suíça, que certa manhã salva uma jovem do suicídio, resolve rumar a Lisboa para conhecer o autor do livro (“O ourives das Palavras”) que essa mesma jovem lhe deixa para trás. Uma história com potencialidades…

…O problema é mesmo o filme que foi feito a partir daqui: Muitíssimo enfadonho, totalmente arrastado, banal, cheio (a abarrotar) de flashbacks e referências constantes a nomes, apelidos, nomes e mais apelidos de personagens (umas passadas e outras presentes) que baralham completamente o espectador e nos fazem (pelo menos a mim…) perder completamente o fio à meada. Diálogos arrastados, sonolentos e absolutamente desinteressantes. Banda sonora desinteressante. Os únicos aspectos positivos são mesmo as paisagens desta “Bela Lisboa” (o filme foi quase exclusivamente filmado em Lisboa) e a presença da lindíssima Mélanie Laurent que é um Hino à Beleza da Mulher!!! Não há mesmo dúvidas nenhumas que, neste campo, muitas das actrizes francesas da actualidade estão, por assim dizer, “10 passos à frente”…

Última nota só para dizer que, para mim, é um verdadeiro desperdício de talento um Actor da categoria do Jeremy Irons participar num filme destes!!! Apesar duma interpretação “razoável” (pelo menos em comparação) eu diria que toda a mediocridade e banalismo do filme a absorvem a abafam por completo.

Não é meu hábito ser tão radical mas, desta vez, eu diria mesmo que não vale a pena… Nem pelas pipocas vale a pena ver este filme!!!

Para a próxima será melhor!!! Então até lá…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Genéricos com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s