Oferece-se razão para independência unilateral

É muito curioso este argumento para a legitimação da declaração de independência unilateral pelo Kosovo: houve um facínora que maltratou os kosovares. Ora como o mundo produz com excessiva frequência facínoras, e a história europeia dá prova do facto, este argumento legitima a declaração de independência unilateral por qualquer grupo de aldeias que costumem reclamar (com fundamento) contra a opressão política provinda da capital do seu país.

O País Basco e a Catalunha que se independentizem já. Razão: Franco e as atrocidades cometidas aquando da Guerra Civil Espanhola (Guernica, rings a bell?) e durante a longa ditadura franquista com  a sua mão pesada para os nacionalismos.

Na Rússia, Tchechénias, Ossétias e demais regiões de nome impronunciável, que esperam para declarar a independência? Depois de terem passado por Lenine e Estaline, facínoras só igualados em dimensão por Hitler, Mao e Pol Pot, a benevolência da comunidade internacional estará convosco.

Húngaros na Roménia, o que vos tolhe as declarações de independência? Ceausescu cobriu de razão todos os vossos movimentos.

E por aí adiante, ao longo da lista de ditadores facínoras europeus dos últimos séculos.

A francesa Gasconha tem mais dificuldade em encontrar um facínora que a liberte de constrangimentos legais ou racionais. Afinal já se livraram dos ditadores que a sufocaram nos últimos séculos. Em todo o caso, se recuarem bastante, aí por alturas do assassinato de Henrique IV, é provável que encontrem o seu homem.

Esta entrada foi publicada em Anabólicos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s