Este PM não tem respeito por nada

Talvez ainda não se tenha percebido por aqui, mas eu sou uma tintinóloga – não no sentido de expert em Tintin, sabe-se só o que se consegue, mas de consumidora de tudo relacionado com o Tintin, além dos livros da gloriosa série, dos livros sobre a gloriosa série e dos livros sobre o criador da gloriosa série. O meu bule preferido (e já sabem que o chá é um assunto vital) e usado quase todos os dias é em porcelana de Limoges com desenhos do Tesouro de Rackam (as chávenas e a leiteira têm figuras diferentes, mas o bule mostra o Capitão Haddock montado no submarino inventado pelo Girassol depois de inevitavelmente cair do bote para a água na volta da inspecção da ilha do tesouro e ser resgatado em posição duvidosa pelo mencionado submarino). O meu hall tem umas preciosas gravuras do Tintin, emolduradas em azul e verde (que na mudança de casa vão para o quarto do meu filho) do Ceptro de Ottokar e do Lótus Azul. Também há cá em casa um quadro que mostra Tintin no seu fato espacial cor-de-laranja na lua, juntamente com o Milou, numa muito bonita junção de uma impressão de um poster e pintura a pastel, comprada em Frankfurt naquela loja de brinquedos no Rommerberg, ao empregado da loja que pintava aqueles quadros e era, inevitavelmente, outro tintinólogo (e que nunca mais encontrei lá na loja, apesar de ter insistido). Por fim, e só para verem o tamanho da tara, as mesas do meu casamento tiveram nomes dos personagens do Tintim. A minha mesa respondia ao nome, claro, de Capitão Haddock, uma das personagens mais geniais de sempre.

Dito isto, o senhor primeiro-ministro importa-se de não ridicularizar o Tintin, comparando-o com um computador para crianças e acessores governamentais? É que se o senhor PM insiste mesmo em fazer figura de alucinado mostrando aos iberos e aos latino-americanos o Magalhães como uma coisa tão avassaladoramente maravilhosa como se da cura para o cancro se tratasse, podia pelo menos ter respeito e não invocar coisas sérias como o Tintin nessa senda embaraçosa? Penhoradamente agradecida.

Esta entrada foi publicada em Genéricos. ligação permanente.

12 respostas a Este PM não tem respeito por nada

  1. fernando antolin diz:

    O Lótus Azul, o Ceptro de Ottokar,a Ilha Negra,aaahhh as boas recordações da infância/adolescência,o Astérix(todo em francês!!),os livros dos Cinco,com lanches condizentes com os piqueniques deles!! E agora lembro-me do cheiro dos pinhais da “minha” Praia de Santa Cruz,nas idas à procura de camarinhas para o doce e a geleia,as tardes à conversa com o meu Pai na arriba do Alto da Vela,a aprender com ele o que a vida tem de bom e a ouvir as histórias daquela Praia que me conheceu bebé,como o tinha conhecido a ele e ao meu Avô,este já adolescente.Estou de serviço aqui na Portela e,minha cara,o caixeiro viajante(sem ofensa aos ditos)que nos “governa” que se trame pois não tenho paciência para lhe aturar as baboseiras.Antes estas boas recordações,são o que de melhor se leva.Thanks for the memories,bom feriado este do dia de todos os Santos ou do pão por Deus!

  2. Carmex diz:

    Ora ainda bem que lhe despertei essas lembranças e que as partilhou! Só protesto por remeter o Tintin para a adolescência e infância: o Tintin é de leitura periódica obrigatória!

  3. fernando antolin diz:

    Cá estou de serviço,mais uma noite no Aeroporto.Claro que é eterno o Tintin,tenho quase todos os álbuns,em português,francês e espanhol.Vou para a semana a Santarém,ver a minha Mãe,vou trazê-los de novo!! Ficarei assim perdoado !! O meu saudoso Pai bem me dizia,nunca aborreças uma Srª,pequei !!

  4. Carmex diz:

    Pronto, pronto, está perdoado! Bom resto de fim de semana.

    (Também “herdei” dos meus irmão mais velhos alguns albuns do Tintin em espanhol, que devem ter comprado em Espanha em pequenos, com o Hernandez e Fernandez, e ainda os guardo, claro.)

  5. fernando antolin diz:

    Obrigado!! Tenho em espanhol o Tintin en el Tibet,com algumas das mais memoráveis séries de impropérios do Capitão Haddock de que me lembro.Aliás Tintin no Tibete,o Lótus Azul e o Ceptro de Ottokar serão dos meus preferidos.Bom eu quase só não leio a “Maria”… adoro ler e banda desenhada é um dos géneros,Blake e Mortimer,Humpa-pá,Lucky Luke e se lhe disser que os meus primeiros Pato Donald,Mickey etc, eram em “brasileiro” editados pela Abril e vendidos nesse tempo por 2$50…também havia ,de edição brasileira, uns livros com os seguintes personagens:Pernalonga=Bugs Bunny;Patolino Zaranza=Duffy Duck e (um must) Eufrazino PuxaBriga=Sam the Pirate !!! Os Flinstones do meu tempo e outros personagens Hannah-Barbera eram dobrados em brasileiro…Wilma,abra essa porta !! Estou caduco (1955)…

    Um resto de boa noite.:-))

  6. Carmex diz:

    Também herdei dos meus irmãos (mas já o perdi, infelizmente) uma coisa que se chamava o “Manual do Tio Patinhas”, que era um muito engraçado manual sobre economia e história económica para as crianças e adolescentes (agora sim!): tinha a história da evolução da moeda e das trocas, produtos preciosos, Rei Midas, grandes milionários, grandes golpistas, etc., etc. etc.

    Lembranças de coisas boas…

  7. fernando antolin diz:

    O manual ou almanaque Tio Patinhas acho que custava 5$00,o Mickey 3$50 e o Pato Donald 2$50.Sabe que quando eu fumava,já larguei há anos,café+tabaco+fósforos era 5$oo!!??
    PSuave sem filtro 3$20,carteira de fósforos $30 e café ao balcão 1$50 !! Realmente começo a passar o prazo…

  8. Carmex diz:

    É isso, é isso: o Almanaque do Tio Patinhas – está a ver? tem melhor memória do que eu, nada caduco…

  9. imodium diz:

    Ainda sobre o nosso P.M., gostei de o ouvir dizer que todos os acessores usam no dia a dia o Magalhães, que foi apresentado como um conceito de computador para crianças. Mas como essa fantástica invenção é de 2008, devemos ter andado a ser governados pelo computador do Noddy…

  10. fernando antolin diz:

    O nosso PM,os assessores do TVBrinca do Noddy,da Heidi, Marco ou Pippi das Meias Altas mais toda esta tropa fandanga,pois tudo com o rabinho lavado com aguarrás e seco com carqueja ou lixa grossa!! Mais benevolamente,pano encharcado nas trombas!!

  11. Carmex diz:

    Bom, o PM lá sabe das capacidades cognitivas dos seus acessores; se lhes dá um computador para crianças….

  12. fernando antolin diz:

    Julgo que eles devem atar fósforos ou palitos aos dedos,pois pessoa amiga e conhecedora do objecto,disse-me que as teclas são adequadas a dedos de criancinhas…

    Oh céus oh inclemências…

Deixe um comentário