Bastou um

10 Literary one-hit wonders
Luke Leitch looks at those authors for whom one book was enough
, Times

Só li quatro dos dez livros referidos no texto above mentioned – a saber: Wuthering Heights, The Picture of Dorian Gray, Gone With the Wind e o Deus das Pequenas Coisas (este está em português porque li a tradução e apesar de as traduções terem muita culpa em esventrarem obras boas no original no caso concreto parece-me que o livro era mau em qualquer língua) – contudo acho o critério da lista estranho. Oscar Wilde, por exemplo, teve imenso sucesso com as suas peças – An Ideal Husband é a minha preferida, e já teve uma mais que adequada adaptação cinematográfica, com o Jeremy Northam, a Cate Blanchett e o Rupert Everett – e escreveu ainda várias pequenas histórias excelentes para adultos – Lord Arthur Savile´s Crime é delicioso – e para crianças. Além do De Profundis (que eu não li), que me dizem, pessoas em quem acredito, ser muito recomendável. Não me parece ter sido um homem de um êxito só. O mesmo se pode dizer de J.D. Salinger, que publicou com sucesso livros de pequenas histórias. E Arundhati Roy, além de ter escrito um livro mau, booker winner ou não, é nova e pode publicar ainda imenso.

E, atravessando o canal, há autores de sucessos únicos que poderiam figurar na lista, como o Choderlos de Laclos – que além do Les Liaisons Dangereuses escreveu algumas obras filosóficas, mas pelo pouco sucesso e pela área distinta não me parecem contar – ou a Madame de Lafayette com A Princesa de Clèves.

Esta entrada foi publicada em Vitaminas. ligação permanente.

Deixe um comentário